segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tudo Tem Um Começo – Parte 4 (Concluindo Os Fatos)



Naquela noite que conversávamos, meu amigo se mostrava, também decepcionado. Pois pretendia fazer um show aqui em Guaíba já que a turnê deles vai passar por vários lugares do país e provavelmente vai ter gente se matando em várias partes do Brasil pra conseguir um ingresso, como me disseram uma vez por um chat da internet. O cara era de vitoria da conquista, Bahia e escreveu: “Se tocarem na minha cidade, eu vou até se chover canivete!”

Mas voltando ao assunto, ele disse que não iam poder fazer ali (no Sooker Rock Bar) o último show da turnê, porque ele estava tendo a noção naquela noite de que ninguém ia ir. A idéia dele era tocar na rua então, como um final bacana pra turnê, já que eles são uma banda de Guaíba que leva o nome de Guaíba pra vários lugares do país e tudo mais, então seria ótimo um final de turnê na cidade natal.

Mas todo mundo sabe que pra fazer algo na rua precisa do apoio de quem? Da prefeitura e da secretaria de cultura, oeeee!!! E logo que se ouve falar em pedir algo pra alguém da secretaria ou da prefeitura isso já nos desmotiva imensamente...

E enquanto eu esse meu amigo conversávamos, um dos músicos que tocava aquela noite, estava no portão indignado dizendo que em Porto Alegre, além de tu não se incomodar, ainda se ganha mais dinheiro, pois se derem moleza pro pessoal ali da rua daqui a pouco ia estar todo mundo entrando à 2 reais pra ver o show que como eu disse era 7 reais.

Só pra finalizar, um dia antes eu fui ao show da Superguidis em São Leopoldo, num lugar chamado Embaixada do Rock. Um lugar bem pior que o bar daqui de Guaíba ao qual estávamos naquela noite e bem menor que a minha casa, por exemplo. O ingresso era 13 Reais na hora e 10 com nome na lista e tocou naquela noite Superguidis e uma banda chamada O Carabala. E o show foi um dos melhores que eu já fui.

Mas sabe qual o problema? O lugar era BEM menor que o Snooker Rock Bar, o ingresso era quase o DOBRO que esse da Empíricos, o show foi numa sexta-feira enquanto o da Empíricos estava ocorrendo num sábado, todas as 4 bandas citadas nesses post’s estão PRATICAMENTE no mesmo patamar, todas independentes, todas bandas boas, todas lançando singles e discos e todas com músicas em algumas rádios e mesmo assim a Embaixada do Rock LOTOU de gente! (E Guaíba não). Gostaram da comparação? Emblemática não é mesmo? Sabem qual a explicação pra isso? A diferença de CIDADE, a diferença de INCENTIVO e a diferença de PÚBLICO!

Pensem nisso. Passar bem, pessoal e até o próximo post...

Nenhum comentário: