"Vamos ficar acima, velejar no mar de lama, se faltar o vento, a gente inventa. Vamos esquecer o dia da semana. Tem que ser agora anos 90!"
(Engenheiros do Hawaii - Pose)
Não há nada como os anos 90. Me lembro ainda de acordar de manhã e ver desenhos de verdade na TV e programas educativos de verdade que não subestimavam a inteligência das crianças e não as tratavam como retardadas. (Apesar dos Teletubbies serem produzidos de 1998 a 2001, só fizeram sucesso por aqui depois dos anos 90)
Lembro das tardes jogando no Super Nintendo ou no Nintendo 64 (sixteeeeen fooooour!!!!) Mario Kart, Super Mario World, Street Fighter, Mortal Kombat, Tartarugas Ninjas e por aí vai…
Me lembro de ver na MTV clipes dos Ramones, Raimundos, Alice In Chains e etc...
Me lembro dos almoços de família ao meio dia e de ver os Mamonas Assassinas no Domingo Legal, depois assistir o Domingão do Faustão e o Programa Sílvio Santos. Sem aqueles quadros bestas que vemos hoje.
Tudo bem... Os anos 90 não foram o completo paraíso. Também ocorreram catástrofes naturais, quedas de aviões, corrupção, drogas, morte de índios, guerras (do Golfo principalmente) e muitos ídolos morreram e coisas legais terminaram. Se bem que o fato de certas personalidades morrerem e certas coisas bacanas da década de 90 terem chegado ao fim na década de 90, só justifica que chegamos ao séc. XXI sem elas.
Eis aqui um comparativo da década de 90 e a partir dos anos 2000:
Anos 90
Em 1991 o Nirvana lançava o disco "Nevermind".
Em 1991, Ayrton Senna conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1.
Ainda em 91 o Metállica lança o “Black Álbum”
Em 1993 a Legião Urbana lança o disco "O Descobrimento do Brasil"
Em1994 ocorre a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos e o Brasil torna-se tetra-campeão.
Em 1994, Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
Em 1995 é lançado, pela Microsoft, o sistema operacional Windows 95.
Em 95 também a banda Raimundos se consagra no Brasil com o lançamento do seu disco “Lavô Tá Novo”
Em 1995 Green Day no auge de sua carreira lança o disco "Dookie" nesse mesmo ano os Mamonas Assassinas conquistam o Brasil
Em 1991 aconteceu o Rock in Rio II, em 1992 os “caras pintadas” saem às ruas pedindo impeachment do presidente Collor em um exemplo de patriotismo visto raras vezes no país. Em 1994 também foi lançado o plano Real.
Desenhos animados que fizeram sucesso na década de 90:
Thundercats, Caverna do Dragão, He-Man, Cavalo de Fogo, X-Men, Cavaleiros do Zodíaco, Ursinhos Carinhosos, Tartarugas Ninja, Os Simpsons.
A partir do ano 2000 até os dias de hoje:
Seis anos sem Ayrton Senna e Kurt Cobain, cinco anos sem os Mamonas Assassinas, quatro anos sem Renato Russo.
Raimundos acaba e Green Day vira emo. Surge Nx0, Cine e Restart (puta falta de sacanagem)
O Sport Club Internacional conquista a libertadores da América e o mundial interclubes.
Morre o papa João Paulo II, a Dercy Gonçalves e um monte de velhinhos da hora.
O Rock In Rio vai pra Portugal e conta com a presença de Ivete Sangalo (uaaau... Múltiplos orgasmos mentais agora)
Os americanos tiveram e péssima idéia de botar o pé na rua em 11 de setembro de 2001.
Tsunami, Guerra no Iraque, PCC, mensalão, perdemos a copa em 2006, a TAM ainda existe.
Surge o Funk Carioca, o Big Brother Brasil, a moda emo, o Calypso, Calcinha preta e todo esse balaio de contracultura popularizada pelas massas.
Desenhos animados que fazem sucesso hoje em dia:
Ben 10, As espiãs, Naruto, Avatar e... Deixa eu ver... Ãhn... Tem também... Homem Aranha, Pica-Pau, Pernalonga (Ah não, esses não são dessa mesma época, me desculpem)
Mas enfim... Sim amigos! Jamais o mundo será tão bom quanto nos anos 90. Depois do seu apogeu, a humanidade agora se encontra a caminho de seu total declínio.
Por isso que eu digo: Quem disse que o mundo ia acabar no ano 2000 estava totalmente certo em sua profecia. Só que falava simbolicamente. Pois o mundo já acabou. Junto com os anos 90