quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sobre “Coloridos” e Dia Das Crianças


Pois bem... A semana das crianças chegou e nada melhor do que falar de uma teoria que eu já havia criado sobre os coloridos, mas que só agora eu consegui embasá-la melhor.
Vamos pelo começo: Eu sempre fiquei perplexo ao perceber que cada vez mais não só adolescentes de 16 ou 17 anos, mas como também crianças de 10, 9 anos que nem perderam os seus dentes de leite ainda estão cada vez mais entrando na onda dos coloridos.

Acontece que na internet (como forma de sacaneá-los mesmo) sempre se fez uma comparação desses jovens com o Teletubbies. E aí vem um ponto discreto, mas importante: As cores. São as cores que chamam a atenção das crianças e as fazem gostarem desse estilo.

Mas é claro que não é apenas um motivo tão simplista e banal que gera uma moda tão expressiva. E foi aí que essa semana eu encontrei o motivo que exemplifica melhor tudo isso que eu vinha teorizando:

Acontece que trabalho em lojas e com essa história de dia das crianças as lojas
 todas estão com temas infantis em seus anúncios e consequentemente músicas infantis tocando durante o dia inteiro.

Foi então que notei que as músicas infantis que tocam são justamente as músicas do meu tempo! Músicas (antigas) da Xuxa e de comerciais marcantes à minha infância. Outras músicas tocadas são as do Balão Mágico e do Trem Da Alegria (Joguem no Google coloridos! (6’ hahahaha )

Mas o motivo dessas músicas ainda tocarem no dia das crianças não é pelo fato de que nós mais velhos somos os “DJ’s”. Acontece que eu também notei que não existem mais tantas figuras (realmente) infantis na música e na TV. Balão Mágico? Xuxa? Quem hoje faz música assim? Quem é o Balão Mágico ou o Trem Da Alegria do século 21?
Essa é fácil: São justamente esses COLORIDOS!!! É Simples... Vejam nessas fotos:



Não existe mais uma figura infantil e dominadora da inocência e do mundo infantil. A rainha dos baixinhos é mãe e tem umas 500 plásticas. As músicas que as crianças escutam falam sobre como rebolar e no caso dos coloridos falam sobre curtir a festinha e pegar aquela pessoa da escola que você estava querendo à meses.

É essa a inversão de papéis... As figuras infantis foram trocadas por colírios... Você não quer participar da porta dos desesperados, você quer pegar alguém como a pessoa da Malhação!

Isso é o que explica o porquê de cada vez mais falar-se em adolescência precoce. Posso estar parecendo retrógrado, não sei se um novo “Balão Mágico” faria sucesso hoje em dia, mas é esse meu apelo, por mais careta que possa parecer: Mais inocência para as crianças porque cor já tem até demais... Podem me chamar de careta, mas é bom tudo isso e não tem nada de errado em fazer as coisas na idade certa.

Portanto você que ainda tem seus dentes de leite, aproveite! Brinque mais um pouco. Um dia todo mundo vai chegar lá, então deixe a pegação pra adolescência, oras... E chegando lá também aproveite: Saia com os amigos, beije bastante, diga que vai dormir na casa de uma amiga e vá para uma festa, beba, faça merda, siga as leis, mas desobedeça todas as regras e enlouqueça seus pais! (Mas use camisinha, não utilize muitas drogas ilícitas e não escute axé, nem pagode ou funk.) Tá... Os coloridos até pode...



3 comentários:

Camila Prado disse...

Adorei, verdade não se tem programas infantis como antigamente, no meu tempo era a Eliana e eu adorava o melocoton *-* hj o mais infantil q se tem é o "bom dia" mesmo assim não é mto educativo.
esses dias perguntaram pra uma guria qual era o seu ídolo e ela respondeu "justim bieber" :s detalhe: ela tem 10 anos. é isso q uma criança escuta hj em dia, e tbm tem a parte dos pais q acham bunitinho ver o filho como "homenzinho' ou a filha "mocinha" e se esquecem de valorizar a infância.
:)

Thomas Cobain disse...

Com certeza... É bem assim mesmo. Mas pelo menos Justin Bieber canta em inglês, neh...

Pior foi esses dias que eu ouvi uma mãe dizer que achou uma graça a sua filha de uns 3 ou 4 anos estar (já) cantando a música da "Bicicletinha". #Armagedon2012Ja!

rOcK disse...

Por isso q meus filhos olharam chaves e escutaram Ramones ^^